O que é Copywriting? E como ele pode impulsionar suas campanhas de Marketing?
O que é Copywriting?

O que é Copywriting? E como ele pode impulsionar suas campanhas de Marketing?

O que é Copywriting? 

Vamos iniciar conceituando o que é Copywriting. Copywriting nada mais é do que a aplicação de técnicas para produção de textos persuasivos para ações de Propaganda e Marketing, podendo ser usada em veículos como:
Veículos de Marketing
Veículos de Marketing
  • blogs,
  • emails,
  • sites,
  • catálogos,
  • anúncios,
  • vídeos,
  • entre outros materiais de marketing. 

Estes textos produzidos são denominados de COPY’s. Eles tem como meta que uma ação planejada seja executada pela audiência. Diariamente, somos abordados por vários materiais deste tipo e alguns são quase imperceptíveis. 

Veja alguns exemplos:
  • um email para a compra de um produto abandonado no carrinho,
  • um popup para cadastro numa lista de email marketing,
  • um post na rede social para baixar um ebook,
  • uma mensagem de texto para acessar uma rede social,
  • uma chamada no Google para assistir a um vídeo no Youtube,
  • entre muitos outros exemplos que poderíamos citar.

Copyright x Copywriting

Contudo, é muito comum confundirem Copyright e Copywriting, principalmente por serem palavras do idioma inglês e por terem escritas e sonorização muito parecidas, no entanto, são conceitos totalmente distintos. Copyright é o direito exclusivo do autor de reproduzir sua obra (literária, artística ou científica). Já o Copywriting, como vimos, trata-se de técnicas para produção de textos persuasivos de Marketing. 
 

Quem é o Copywriter?

Enfim, você sabe quem é o Profissional responsável por desenvolver essas COPY’s? Eles são denominados de Copywriters. Hoje são profissionais muito valorizados, principalmente nestes últimos anos, com o crescimento acelerado do Comércio Eletrônico e do Marketing Digital. Várias empresas, principalmente as menores e locais, sentiram a necessidade de trazer os seus negócios para a Internet, principalmente, através de suas redes sociais.
 

Método AidaO que é Copywriting? – Método AIDA

Como foi abordado no conceito de Copywriting, ele envolve técnicas para produção de textos persuasivos.  Mas que técnicas são essas? Pois bem, existem várias disponíveis, mas vamos exemplificar neste blog a técnica baseada no método AIDA. Ela é uma das mais famosas e conhecidas, além de existirem algumas variações deste mesmo método, como a AIDAS e AIDCAS.
 
O termo AIDA origina-se do acrônimo em Inglês:
  • A – Attention ou atenção
  • I – Interest ou interesse
  • D – Desire ou desejo
  • A – Action ou ação
Vamos abordar cada um destes pontos do método e como aplicar na construção de textos persuasivos, começando pela atenção. 
 
Método Copy Expert
 
 

Atenção

Esta é a primeira etapa e geralmente o primeiro contato com o seu cliente em potencial / seu contato / seu lead com a sua ação de marketing. O objetivo no primeiro momento é despertar a curiosidade do público alvo.
Vejamos alguns exemplos:
  • No texto de um blog,  chama-se a atenção com um título objetivo e de alto impacto;
  • Nos anúncios nas redes sociais, uma headline junto com uma imagem de impacto chama o público para efetuar um clique para saber mais;
  • Nos posts em redes sociais, uma imagem de impacto e um texto de introdução faz com que o leitor tenha a curiosidade de querer ler o restante; 
  • Nos vídeos do Youtube, tanto o título como a capa do vídeo, fazem esse papel para que o usuário queira começar a assistir aquele vídeo;
  • Um popup de uma página web com um título, imagens e textos de impacto, fazem com que o usuário se cadastre numa lista de email marketing em troca de um ebook ou uma vídeo aula.
 
Estes são alguns exemplos, todavia agora que já tem um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, preste mais atenção nestes gatilhos e observe o que desperta a sua atenção.
 

Pronto, a partir deste momento, você conseguiu chamar a atenção do seu cliente potencial e ele se torna um Lead no qual você deverá trabalhar os próximos estágios, criando o que chamamos de Funil de Vendas.

Interesse

Chamada a atenção da persona dentro do seu público alvo, agora é o momento de provocar o Interesse, que é a próxima etapa. Para isso, conheça muito bem seu público alvo, os seus problemas e as suas dores. E munido dessas informações, crie Copy’s abordando esses aspectos, apresente soluções e quebre objeções, pois você deve fazer com que ele se movimente ainda mais para o fundo do funil.
 
Vamos apresentar alguns pontos chaves, que devem ser abordados nessas COPYs, para que você possa despertar ainda mais o interesse do seu Lead. Observe os seguintes tópicos:
  • Mostre mais sobre você/sua empresa e sobre o produto/serviço – crie uma afinidade entre a sua marca e o seu público;
  • Ressalte os pontos fortes que diferencia a sua oferta/produto da sua concorrência;
  • Demonstre como seu produto ou serviço é o ideal para resolver os problemas e as dores dos seus potenciais clientes; 
  • Conte uma história – técnica de storrytelling – que mostre o porquê este é o produto ideal, criando uma conexão com o seu lead;
  • Use gatilhos mentais para gerar estímulos aos seus leads e para que cada vez mais ele esteja envolvido com o processo.
  • Importante, use sempre a ética e a verdade para construir uma base de relação sólida, de confiança e duradoura. Deste jeito, você terá oportunidades de fazer novos negócios no futuro.
 

Esse é o momento de criar uma conexão forte com o seu Lead para que ele realmente esteja engajado em continuar o processo com você e se torne um cliente de fato. 

Desejo

A próxima fase do método é despertar o desejo do cliente por querer aquilo que você está ofertando para ele. Neste estágio, o cliente já reconhece você/sua marca e já reconhece que a oferta atende as suas necessidades. Então, é o momento de trabalhar o Lead, que se encontra no meio do funil de vendas, apresentando para eles mais argumentos para que ele possa tomar a decisão planejada.
 
Nesse momento, é muito importante que você destaque:
  • os diferenciais competitivos da sua marca e os benefícios do seu produto/serviço;
  • os dados, depoimentos e cases de sucesso – sempre verdadeiros – para mostrar a eficácia da solução que você apresentou;
  • o valor agregado, que ele vai ganhar com o produto / serviço;
  • a escassez – Use o gatilho mental da escassez para buscar acelerar o processo de venda;
  • a necessidade de reflexão – faça perguntas disparadoras, que o instigue a refletir.
 
Portanto, esses são alguns pontos primordiais que você deve abordar para despertar o anseio no lead e para que ele esteja mais propenso a tomar a ação desejada. Todavia, de nada adianta atender todos esses requisitos se a comunicação não for efetiva sobre ele. É imprescindível que ele reconheça que tem a necessidade de compra e que ele a coloque como uma prioridade para si. 
 
Repare que da mesma forma que trabalhamos o Interesse, para gerar o Desejo também é fundamental conhecer muito bem o cliente e seus problemas.
 

Ação 

O último estágio do modelo AIDA refere-se ao processo mais profundo do funil, chamado também do fundo de funil. Neste momento, já foi apresentado tudo o que o lead precisa saber sobre você, sua empresa e sua marca. Ele já tem todas as informações sobre o produto ou serviço. O que falta agora é aquele incentivo para encorajá-lo a tomar a decisão definitiva e realizar a ação desejada para a oferta. 
 
Nesta hora, aparece o conceito de Call to Action – CTA (chamada para ação), que é uma forma de comunicação textual que conduz o lead à tomar uma ação. Para este propósito, a comunicação precisa chegar de forma:
  • Clara e Objetiva – ex.: Clique aqui e Compre Agora/ Clique aqui e Receba seu eBook / Clique e Saiba Mais sobre o assunto, …;
  • a não gerar Dúvidas. ex.: Baixe aqui! – Baixar o que? Quanto Custa? É necessário ter uma contextualização;
  • Atrativa e fácil de entender – a CTA deve estar muito co-relacionada com as fases de interesse e desejo;
  • Assertiva – a CTA o levará a uma resposta imediata – Baixe o ebook Grátis. E a ação deve conduzir ele a receber o ebook;
  • a expor um benefício irrefutável ao clicar num botão – ex: Clique aqui e Baixe Grátis eBook Tal …  Nesse caso ele não pagará nada por isso.
 

Para te ajudar a elaborar a CTA, você pode se perguntar sobre: Como o cliente será beneficiado? E por qual razão ele realizaria essa ação?

As respostas destas perguntas podem te ajudar a montar uma melhor CTA e aumentar as chances de conversões em ação.
 
Curso Fórmula Negócio Online
 

Qual a Importância do Copywriting no Marketing Digital?

Por tudo o que foi exposto até o momento, o primeiro ponto que podemos destacar é que o Copywriting é uma ferramenta muito poderosa dentro do processo de Marketing Digital. Ele é aplicado em todas as etapas de uma campanha, desde a originação de um Lead até o pós-venda.
 
Além desse ponto, para cada campanha de marketing podemos adotar planejamentos diferentes que vão exigir a aplicação de técnicas distintas para criar COPY’s específicas e direcionadas para cada estratégia, público alvo e ação desejada. Inclusive, o ideal é validar várias COPYs diferentes para testar a aderência no publico alvo.
 
Complementando estes pontos, o COPYWRITING tem um papel fundamental no processo decisório do lead. Isso porque, ele vai ser influenciado durante todo o processo, usando múltiplos veículos, gatilhos mentais e abordagens diferentes para que ele tome a decisão planejada na campanha.
 

Fator chave para o sucesso um campanha

Para concluir o tema, observo que este processo é um dos fatores chaves para o sucesso de uma campanha de marketing. Visto que, quão melhor for a sua comunicação com o lead e a sua influência sobre ele, melhor será o resultado final da sua campanha.
Empreendedorismo Digital

Empreendedorismo Digital

       Você sabe o que é empreendedorismo digital? E como o empreendedor digital vem se destacando neste cenário desafiador, que vivenciamos nos últimos

1 comentário em “O que é Copywriting? E como ele pode impulsionar suas campanhas de Marketing?”

Deixe um comentário