Você sabe o que é empreendedorismo digital? E como o empreendedor digital vem se destacando neste cenário desafiador, que vivenciamos nos últimos anos? Num mundo, que vive as consequências do pós pandemia, o empreendedor tem que lidar com as seguintes situações em alta: Juros Altos, Inflação Alta, Recessão, Crise, Guerra e tudo mais que ouvimos diariamente nos noticiários.
Outra pergunta que pode ser feita é como pensar em empreender neste cenário? Todavia, não é
nestes momentos de crise que surgem as oportunidades?
Este documento vem para ajudar você a responder estas perguntas e a entender porque esse modelo de negócio vem crescendo muito nos últimos anos.
O que é Empreendedorismo?
O conceito base do termo empreendedorismo é empreender, que é a capacidade de uma pessoa de identificar oportunidades e problemas a serem resolvidos e, a partir disso, criar um negócio lucrativo. Partindo dessa conceituação, vamos abordar o que é o empreendedorismo digital.
O que é Empreendedorismo Digital?
O Empreendedorismo Digital pode ser definido como toda iniciativa de criar um negócio, onde o seu modelo esteja baseado na Internet. Apresentaremos abaixo algumas características deste tipo de operação:
Ser uma autoridade / influenciador digital, baseando suas atividades na produção de conteúdo para entreter ou informar as pessoas, usando de canais no Youtube, Contas do Instagram, Blogs, …
Dedicar-se a distruibuição de produtos digitais (como cursos on-line, e-books, mentorias, palestras virtuais e etc),
Trabalhar como uma loja virtual com estoques próprios, ou junto aos parceiros/fornecedores (Ex.: Shoppee, Alibaba, …) ou mesmo em grandes operadores logísticos (Mercado Livre, Magalu, …),
Ser afiliado (revendedor) de produtos digitais,
Trabalhar como uma agência de Marketing Digital, que ajuda outras empresas a alavancarem o seu negócio,
Operar com plataformas tecnológicas, que suportam todo a estrutura dessas organizações,
Entre outros.
Esses pontos citados são apenas alguns exemplos, pois existem vários outros modelos e, inclusive, podem ser mistos com negócios físicos.
Quais as vantagens de ser um empreendedor Digital?
Porém, não se engane, porque empreender na Internet não é uma promessa de resultado imediato e de ganhar dinheiro fácil. Como todo negócio, vai exigir esforço e comprometimento para que chegue ao sucesso.
Outro ponto, muito favorável a este modelo de negócio e que demonstra que ele veio para ficar, é o registro do relatório
Digital 2020 October Global Statshot Report, que aponta mais de 4 bilhões de pessoas conectadas a internet e este número vem crescendo anualmente. Mais pessoas quer dizer, mais público consumindo e mais oportunidades de negócio.
Conheça os 10 motivo para se tornar um empreendedor Digital
Não precisa ser um especialista
Para você montar um negócio digital não é necessário um vasto conhecimento. Você pode iniciar com algumas ferramentas e modelos que tem mais afinidade com os seus conhecimentos e com as suas aptidões e mais tarde, você pode ir incrementando o seu negócio com outros processos e ferramentas.
Comece usando as habilidades que você tem mais facilidade, como por exemplo: Se você é um bom redator, inicie produzindo mais artigos, textos e COPYs para suas redes sociais, ou se você tem desenvoltura com as câmeras, dê preferência a produção de vídeos.
Além do mais, hoje existem ótimos treinamentos no mercado, como é o caso do
Fórmula Negócio Online, que te ajuda a criar o seu negócio online do zero muito rapidamente. Ele te ensina o passo a passo e te direciona em todos os pontos para poder colocar a estrutura do seu negócio de pé.
Por fim, o recado é, não tenha medo de empreender porque acha que não está preparado, pois você nunca estará 100% pronto. Comece a fazer, descubra onde você se da melhor e faça a diferença na sua vida e consequentemente na vida dos outros.
Você pode criar seu negócio sem sair do seu trabalho atual
Outro motivo, que facilita você ter seu próprio negócio online, é que no primeiro momento não é necessário uma dedicação exclusiva, podendo atuar em paralelo com o seu trabalho atual . Muito do que você vai precisar fazer para começar o seu negócio online, pode ser feito em seu tempo livre, até que obtenha resultados, que permita você se dedicar exclusivamente a ele.
Isso porquê, boa parte das atividades podem ser feitas uma única vez e serem reaproveitadas em outros processos e ferramentas. Outras, é possível deixar rodando na internet e apenas acompanhar a execução e avaliar os resultados.
Você vai achar vários exemplos de pessoas pela internet, que trabalhavam durante o dia e estudavam a noite, ainda assim conseguiram tempo para começar o seu negócio. Não deixe que esse seja um empecilho para começar o seu empreendimento. Inicie em paralelo, mantenha a “segurança” da sua fonte de renda atual, mas almeje a independência no seu futuro.
Pode trabalhar de casa, sem a necessidade de uma estrutura física
Uma das facilidades do mundo digital é que com um computador, celular e internet você já pode iniciar o seu negócio online, trabalhando no momento que for mais propício para você.
Além disso, as nossas leis estão se adaptando para fomentar o empreendedorismo, como é o caso da Lei do
Marco Legal das Startups, que foi sancionada em 2021. Ela trouxe mais flexibilidade e respaldo legal a nível federal para quem quer iniciar um negócio e as cidades agora estão trabalhando na desburocratização a nível local.
Para começar um negócio online, não precisa de funcionários e/ou espaço físico, pois você pode iniciar apenas com produtos 100% digitais, produzindo ou sendo afiliado. Trabalhe em cima da divulgação e suporte a este tipo de produto, por exemplo.
Comece simples e faça o seu negócio crescer.
Baixo investimento para iniciar
Quando falamos em montar um negócio, o primeiro ponto que vem em mente é quanto vou ter que investir para que ele saia do papel. O investimento inicial é, e sempre foi, um dos maiores fatores para alguém deixe um projeto na gaveta.
Contudo, para montar um negócio digital exige-se um baixo investimento. Isto porque, a maior parte do trabalho você vai precisar investir o seu maior ativo, o seu tempo.
Além do mais, como exemplificamos no tópico anterior, com um computador, celular e internet você inicia o seu negócio. E não precisa ser um PC ou um smartphone topo de linha para alcançar os melhores resultados. Eles virão mais com base no seu esforço, na sua consistência e no seu poder de criatividade.
Produtos digitais já são uma realidade entre nós
No momento em que vivenciamos atualmente, os produtos digitais já são uma realidade na vida de muitos e estão começando a se enraizar na nossa cultura.
Quem nunca acessou o Youtube para fazer uma atividade que não tinha conhecimento? Ou procurou pelas respostas de um problema de saúde com o “Dr. Google” (Procure sempre um médico e não faça tratamento por conta própria.). Ou fez um treinamento online para um hobby ou para melhorar as suas competências profissionais.
Poderia citar vários outros exemplos, mas nossa vivência já responde, o quanto vemos as pessoas consumindo deste tipo de produto através de seus celulares e computadores.
Você ganha autoridade digital
Você sabe o que é Autoridade digital? É uma pessoa que possui autoridade para falar sobre um assunto ou um produto/serviço. Mas, como construir sua autoridade digital?
Você pode construi-la através da exposição de um conteúdo relevante e de qualidade em seu blog, suas redes sociais, vídeos no Youtube, ebooks ou onde interagir com sua audiência.
No entanto, a autoridade digital não é algo que se constrói do dia para a noite. É necessário que você esteja constantemente publicando conteúdos relevantes e esteja interagindo com seu público, fazendo com ele perceba você como uma autoridade sobre o assunto, que se propõe a divulgar.
Encontre seu nicho e dissemine conteúdos de qualidade para o seu público, que a sua autoridade virá.
Mais fácil de escalar o seu negócio
Um dos pontos mais fantásticos que enxergo, no âmbito de um negócio digital, é a possiblidade de poder escalar esse tipo de empresa.
O conceito de escalar um negócio é quando uma empresa consegue atingir patamares maiores de crescimento de forma suave e com o menor uso possível de seus recursos seja financeiro ou de mão de obra.
E geralmente esse tipo de empresa é chamada startup por ser uma empresa que tem flexibilidade e esta em constante adaptação para potencializar o seu crescimento.
Um Vídeo Review lançado de um produto no Youtube é um exemplo emblemático do poder do digital para escalar um negócio, pois ele por si só pode vendê-lo por anos, mas, é claro que isso só ocorre depois que o canal e o apresentador já tenham a sua autoridade reconhecida.
Seu público alvo está a seu alcance, sem limitação geográfica
A popularização do acesso a Internet, nos proporcionou alcançar públicos, que à alguns anos atrás eram imagináveis. Hoje quase não há limites para você ofertar um produto 100% digital, é possível ofertar em qualquer localização geográfica e inclusive em vários idiomas.
Entretanto, como nem tudo são flores, está dimensão geográfica tão ampliada faz com que o público tenha várias culturas diferentes. Por essa razão, é muito importante trabalhar e testar várias formas de comunicações diferentes com o seu público para avaliar a que melhor se adapta a ele.
Para te ajudar, existem várias técnicas, como o
COPYWRITING, que te ajudam na comunicação com o seu público. Ademais, o treinamento que mencionei do
Fórmula Negócio Online, trabalha muito forte nesse ponto, em como encontrar e conversar com o seu Público Alvo.
Mercado em expansão
Como já comentamos mais acima, este é um mercado potencial muito grande, que já atinge mais da metade da população mundial (4 bilhões de pessoas) e o número vem aumentando a cada ano. É um número bem relevante, mas quanto desse público potencial já consome produtos digitais?
Apenas uma parte dessas pessoas consomem este tipo de produto ainda, pois muitos estão reticentes por questões de segurança, pela insegurança deste novo modelo de transação (muito ainda acostumados com os meios físicos de compra) e pelos vários tipos de fraudes que existem em nosso meio.
Todavia, este público, que consome pela internet, irá continuar a aumentar gradativamente, a medida que as legislações evoluirem, que os processos de segurança da informação se desenvolvam ainda mais e que tenhamos mais empresas e influencers reconhecidos no mercado, gerando uma maior sensação de segurança a essas pessoas para consumirem pela internet.
Então, não é obstante pensar, que ainda é um mercado em amadurecimento e com um grande potencial de crescimento, permitindo ainda que ingressemos nele e tenhamos ótimas chances de sucesso.
Há muitos nichos ainda pouco explorados, gerando boas oportunidades. Encontre o seu espaço e faça acontecer!
O céu é o limite para você
O trocadilho deste título: o céu é o limite, foi para chamar a sua atenção da gama de possibilidades e oportunidades disponível hoje para atuar no mercado digital. Desde os nichos mais quentes (Investimento, Marketing Digital, Saúde Física, Saúde Mental, … ) até a inúmera gama de veículos para atuar (Google, Instagram, Facebook, Youtube, Blog, Tiktok, LinkdedIn, … ).
Esses são apenas alguns exemplos e, além de tudo isso, novas tecnologia surgem todas os anos. Cada uma delas pode afetar as existentes, mas, também, cria um novo leque de oportunidades. Por isso, você deve estar atento as mudanças do mercado e adaptar-se rapidamente para não ter o seu negócio comprometido.
Outro impulsionador são as grandes empresas, que estão colocando em seus orçamentos gastos robustos para o marketing digital despertando o consumidor para entrar ainda mais nesta onda. E se você quer entrar junto para aproveitar essa onda, mas acha que ainda não está preparado, volto a frisar conheça o
Fórmula Negócio Online e usufrua deste momento ímpar.
Como começar um negócio digital?
Um negócio digital começa de forma muito similar a um negócio físico, mas respeitando a característica principal de ter a Internet como ponto base da sua operação. Desta forma, destaco os seguintes pontos para você trabalhar:
Defina onde e como vai atuar e para isso:
Escolha um Nicho de Atuação, respeitando os seus desejos e suas vontades – nada melhor do que trabalhar naquilo que se gosta,
Procure por oportunidades pouco exploradas neste nicho,
Identifique qual é o seu público alvo e quais as necessidades, que eles possuem – é possível também que encontre algo que as pessoas nem saibam que precisem ainda;
Avalie a concorrência, elenque seus pontos fortes e fracos para que você possa planejar melhor o caminho que vai trilhar;
Monte um planejamento bem detalhado do seu negócio e de como vai executá-lo,
Comece de acordo com as suas possibilidades/habilidades e vá expandido a medida que vai ganhando conhecimento e confiança;
Defina os objetivos, que almeja alcançar;
Coloque em prática logo e monitore constantemente o seu plano.
Conclusão
Com todo o conteúdo que foi passado, tenho certeza que você já tem um pontapé inicial para poder trilhar o caminho do empreendedorismo digital, se assim você deseja.
Contudo, o mais importante, é que você leve consigo estes aprendizados:
Tenha clareza de onde quer chegar – objetivos e metas claros e factíveis;
Procure por pessoas, que vão te ajudar, caso precise – esteja acompanhado de pessoas que querem o seu sucesso – envolva sua família para estarem junto de você nesta empreitada ;
Planeje todas as etapas desta empreitada – ele servirá como um guia de referência para executar suas tarefas. No entanto, não tenha receio de fazer ajustes no meio da caminho, porque, muito provavelmente, eles ocorrerão.
No mais, espero ter contribuído para espalhar a chama do empreendedorismo em vocês e para que possamos seguir impulsionando este mercado.